As medidas de autoproteção consistem em procedimentos de organização e gestão da segurança que têm como finalidades principais, a garantia da manutenção das condições de segurança e a garantia de uma estrutura mínima de resposta a emergências.
Pretendem também salvaguardar que os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios estão em condições de ser operados permanentemente e que, em caso de emergência, os ocupantes abandonam o edifício em segurança.
Conferem aos trabalhadores os conhecimentos considerados essenciais às práticas de combate a incêndio e evacuação, de forma a estes ficarem aptos a atuar em situações de emergência que possam ocorrer no local de trabalho.
Realizamos Medidas de Autoproteção em todas as utilizações tipo e categorias de risco, bem como os serviços complementares:
- Treino de evacuação / simulacros;
- Divulgação das Medidas de Autoproteção junto dos colaboradores;
- Formação e sensibilização dos intervenientes (Responsável de Segurança, Delegado de Segurança, Posto de Segurança e Equipas de Segurança);
- Apoio no relacionamento com as autoridades competentes (ANEPC) na preparação de inspeções regulares e extraordinárias;
- Apoio no pedido de vistorias.