O Dia Mundial da Atividade Física, celebrado anualmente a 6 de abril, tem como objetivo sensibilizar a população sobre os benefícios do exercício físico para a saúde e incentivar a adoção de hábitos mais ativos no dia a dia. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma resposta ao crescimento do sedentarismo e às suas consequências para a qualidade de vida. Segundo esta entidade todos os adultos saudáveis deveriam realizar 30 minutos diários de actividade física de intensidade pelo menos moderada, de modo a estimular a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.

O sedentarismo é reconhecido como um dos principais fatores de risco para diversas doenças crónicas, como a obesidade, doenças cardíacas, diabetes, AVC e alguns tipos de cancro. A OMS estima que 3,2 milhões de mortes por ano são atribuídas ao sedentarismo.

Benefícios da atividade física:

  • Evita o excesso de peso e a obesidade;
  • Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão;
  • Contribui para o fortalecimento dos músculos e ossos;
  • Melhora a auto-estima;
  • Alivia o stress e a ansiedade;
  • Contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico.

Como é que a medicina do trabalho pode ajudar a promover a prática de atividade física:

A medicina do trabalho desempenha um papel importante na prevenção de doença e na promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores, sendo a promoção da prática de atividade física um tema frequentemente abordado durante as consultas.

Os médicos do trabalho podem identificar fatores de risco para a saúde como o sedentarismo e as posições incorretas, em que a prática de actividade física desempenha um papel importante na prevenção e controlo.

Podem também depara-se com indicadores de saúde/doença como valores de pressão arterial alterados, relação peso/altura com valores elevados, dislipidémias, risco de diabetes, em que para além do tratamento médico, a actividade física pode ter um papel relevante na construção do reequilíbrio.

Mesmo no âmbito da saúde mental, é muitas vezes recomendada por apresentar benefícios comprovados pela libertação de endorfinas que a actividade física determina, com ações de controle de ansiedade e promoção de bem estar. Quando praticada em grupo, permite a interação social que combate o isolamento e ajuda a organizar tempo livre.

De que forma poderá o empregador ajudar na promoção da prática de atividade física, junto dos seus trabalhadores?

A integração da prática de atividade física no ambiente de trabalho não só promove a saúde dos trabalhadores, como também pode aumentar a produtividade e criar um ambiente mais positivo. Além disso, contribui para a prevenção de diversas doenças relacionadas com o trabalho, como lesões músculoesqueléticas, fadiga mental e problemas cardiovasculares.

O empregador pode, por exemplo:

  • Implementar programas de bem-estar corporativo, como aulas de ginástica laboral;
  • Incentivar o uso das escadas em vez de elevadores, promovendo pequenos hábitos saudáveis;
  • Estimular pausas ativas ao longo do dia, com exercícios simples para aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação, aumentando a energia dos
  • trabalhadores e reduzindo o stress;
  • Apoiar o acesso a ginásios, através de parcerias com academias locais.

Exemplos de exercícios que poderá fazer em casa:

Vídeos

Para mais informações:

Programa nacional para a promoção da atividade física

Porquê prescrever exercício em contexto laboral?