A Teoria do Iceberg estima que por cada acidente de trabalho declarado existam cerca de 300 quase acidentes. Estes números alertam para a importância que a avaliação de riscos tem na segurança e saúde de qualquer empresa.
A avaliação dos riscos é, para além de uma obrigatoriedade legal das empresas, a base de uma boa implementação de estratégia de segurança. É essencial para garantir um local de trabalho seguro e saudável, com uma atuação focada na prevenção e na boa formação dos trabalhadores.
Uma avaliação de riscos pode ser feita em cerca de 5 etapas:
- Recolher informação
- Identificar perigos
- Avaliar os riscos decorrentes dos perigos
- Planear ações para eliminar ou reduzir os riscos
- Documentar a avaliação de riscos
Outra forma de evitar futuras ocorrências é analisar incidentes passados. As situação de quase acidente são frequentes e não devem ser ignoradas, conhece-las pode ajudar a evitar uma situação de real acidente.
Uma vez ocorrido o acidente é demasiado tarde e bem sabemos que um acidente de trabalho pode trazer bem mais do que uma simples dor de cabeça. Para a sua empresa e para os seus colaboradores o ideal é antecipar e prevenir os riscos. Por isso na STA | Medipreve os nossos técnicos atuam com foco na PREVENÇÃO, para que atinja uma situação de zero acidentes.
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